quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

NÓDULOS VOCAIS


NÓDULOS VOCAIS:
o Abominável Homem das Neves dos 
ATLETAS DA VOZ


  Nódulos, também conhecidos como calos vocais, representam um tipo de lesão tipicamente comportamental, ou seja, aparece por mau uso ou abuso vocal.
  Ninguém nasce com nódulos e nem faz um nódulo de um dia para o outro, as pessoas adquirem os nódulos nas pregas vocais por abuso vocal repetitivo.
  Os nódulos vocais são mais frequentes entre as mulheres. São lesões tipicamente bilaterais e geralmente simétricos localizados na região média das pregas vocais.
  Para fazer diagnóstico de qualquer lesão ou alteração vocal é necessário passar por um otorrinolaringologista e fazer um exame chamado “laringoscopia”. Aliás, recomendamos que ATLETAS DA VOZ realizem esse exame anualmente para acompanhar a saúde da laringe e suas estruturas.
  São raros os casos de nódulos que precisam de cirurgia até por que de nada adianta tirar a lesão cirurgicamente se o comportamento vocal não for alterado. O tratamento de eleição é a terapia fonoaudiológica focada tanto na modificação do comportamento vocal quanto na eliminação da lesão.
  A presença dos nódulos nas pregas vocais deixa a voz rouca e mais soprosa (com ar). Profissionais da voz com nódulos geralmente se queixam de rouquidão, cansaço vocal, diminuição da extensão vocal e quebras na voz.


Seja um ATLETA DA VOZ, conheça seu instrumento, faça exercícios vocais regularmente com orientação de profissionais especializados e saiba como cuidar para a voz não faltar.
THAYS VAIANO
Fonoaudióloga
Especialista em Voz
Preparadora Vocal
Mestre e Doutoranda em Distúrbios da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário