segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

HIDRATAÇÃO VOCAL


ÁGUA
A GRANDE ALIADA DOS ATLETAS DA VOZ


     A hidratação adequada do trato vocal é uma das principais, senão a mais importante ferramenta para a higiene vocal de qualquer ATLETA DA VOZ. Uma laringe bem hidratada terá suas estruturas lubrificadas, resultando em um menor esforço para soltar a voz.
     Como se sabe é necessário que seja ingerido cerca de 2 litros de água por dia. Para as pregas vocais o melhor resultado se dá não com uma grande quantidade de água tomada de uma vez, mas em menores quantidades várias vezes ao dia.
     Essa hidratação de “pequenos goles de água durante todo o dia” é sistêmica e serve para todo o organismo, desta maneira, a hidratação das pregas vocais acontece de forma indireta.
     A água (e qualquer outro líquido ou alimento) não passa diretamente pelas cordas vocais. As cordas vocais estão dentro de uma estrutura com formato semelhante a um tubo (a laringe) por onde passa somente o ar. Líquidos e alimentos, para chegarem até o estômago, passam por um outro tubo (o esôfago) que fica logo atrás do tubo das pregas vocais. Ainda assim, os efeitos da hidratação chegarão sim até as estruturas responsáveis pela produção vocal, mesmo a água não tendo contato direto com essa região.
     Outra forma dos ATLETAS DA VOZ se hidratarem é através do uso de inaladores, nebulizadores e/ou umidificadores de ar. Com o uso desses aparelhos o vapor atingirá exatamente as pregas vocais permitindo, dessa forma, uma lubrificação direta.
    Um dos sinais de desidratação laríngea é o aumento da viscosidade do muco lubrificante existente nessas estruturas. Uma boa lubrificação do trato vocal ajuda a diminuir a viscosidade desse muco, melhorando as condições para a produção da voz.
     Essa orientação é importante não só para as pessoas com disfonias (alterações na voz), mas também para todos os ATLETAS DA VOZ, que buscam melhorar sua qualidade vocal, diminuir no esforço para falar ou cantar, diminuir o desconforto causado pelo ressecamento da laringe, ou pelo aumento das secreções viscosas que acontecem nas situações de ressecamento. 
     Por isso, fique atento à sua hidratação vocal e conte sempre com a equipe dos ATLETAS DA VOZ para fazer sua voz brilhar com MUITA SAÚDE.

www.atletasdavoz.com.br

FLÁVIA BADARÓ
Fonoaudióloga e Fisioterapeuta
Especialista em Voz
Certificação Internacional Kinésio Tapping

Um comentário:

  1. Hj dia 20/03/19...achei maravilhoso suas dicas....vou obedecer ao pé da letra, prq tenho uma apresentação dia 10/04.....verei o resultado e postarei Aki com Certeza!.... obrigada!

    ResponderExcluir